Livro a História da Legislação da Estética e Cosmetologia no Brasil

0
800

O livro é recomendado aos profissionais de estética e cosmetologia de nível médio, superior, estudantes de técnico, graduação, pós-graduação, interessados em conhecer mais sobre seus direitos em serviços de estética e o funcionamento em clínicas, consultórios e todos os estabelecimentos que prestam o atendimento de estética e cosmetologia.

Retrata desde a chegada da Profissão no Brasil até os dias atuais. A discussão sobre a história da Legislação da profissão e a implantação das Leis e Normas dos Profissionais no país, ganha importância quando compreendemos o cenario como algo vivo, parte integrante e indissociável do presente. São debatidas as principais leis, normas e portarias que definem o funcionamento dos serviços em estetica e cosmetologia e saúde da pele.

Vamos nos referir aqui à trajetória como processo, e este processo histórico, como útil ferramenta de análise do presente e questionadora do futuro.

É neste sentido que será utilizada neste livro, mergulhando nas conquistas dos esteticistas e cosmetólogos brasileiros, na constituição federal e na legislação infraconstitucional de organização dos serviços prestados pelos profissionais. Procurando evidenciar algumas das seguintes questões:

Que lições a análise do processo histórico pode nos oferecer? Qual a importância social e histórica da Profissão? Quais seus princípios e diretrizes? Por que as leis, normas e demora na implantação de diversos direitos? Por que Saúde da Pele? Como e para quê? A quais interesses atende? Quais as dificuldades de implantação do Regulamento? Como funciona o controle de RT? Porque é obrigatório? Eu posso desenvolver a técnica “XY”?

Sobre a Autora:

Daniela Lopez

Iniciou a carreira como Auxiliar de Estética. Possui formação de Técnico de Estética Facial e Corporal pelo SENAC (1997). Graduada em Estética e Cosmetologia. Pós Graduada em Estética e Cosmetologia Intradermoterapia Avançada. Pós Graduanda em Cosmetologia na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.

Autora do Livro A História da Legislação da Estética e Cosmetologia no Brasil. Atuações em Políticas Públicas para o Setor. Pesquisadora no campo clínico com práticas e testes desenvolvidos clinicamente in-vivo em pacientes para disfunções estéticas facial com ênfase em rejuvenescimento e retração tecidual. Defendeu em seu TCC da Pós Graduação em Estética Intradermoterapia os efeitos causados no tratamento facial de rejuvenescimento com a junção de Peeling Orgânico e Intradermoterapia efetuando um comparativo de resultados entre Peeling Orgânico isolado e as técnicas de intradérmicos e seus ativos. Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional de Estética e Cosmetologia. Desenvolvedora de produtos veganos, cruelty free e orgânicos. Criadora da Tecnica de Eletropuntura, associando as agulhas sistêmicas de acupuntura com eletroestimuladores muscular facial para o tratamento de ptose e rugas. Premiada Esteticista do Ano ( 2011). Colunista da Revista Les Nouvelles Estetiques Brazil ( 2010 a 2017) Assessora técnica para o desenvolvimento de protocolos em redes de clínicas de estética e para expansão de franquias/ consultoria em relações públicas. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia. Membro do Comitê Científico do Seminário Estudantil de Estética e Cosmetologia no Estado de São Paulo. (2010 a 2015) em Estética e Cosmetologia. Diretora da Sociedade Brasileira de Estética e Cosmetologia. Pesquisadora no campo clínico com práticas e testes desenvolvidos clinicamente in-vivo em pacientes para disfunções estéticas facial com ênfase em rejuvenescimento e retração tecidual.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9591097450362611

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui